Seguidores

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Reabertura da Academia Joseense de Letras

Braga Barros será membro da Academia Joseense de Letras

O poeta Paraisopolitano José Antonio Braga Barros, colunista do TEM, será empossado membro da Academia Joseense de Letras, em São José dos Campos, no dia 25 de outubro. O convite partiu do membro efetivo e mais antigo dos acadêmicos, Mário Ottoboni, que inaugura a nova fase e a reativação da Academia após 30 anos de desativação.

Para Braga Barros, como é conhecido, o convite foi "uma honra", pois para ele o que o escritor deseja é ser conhecido, lido, discutido, se possível amado.

Braga Barros, que se casou no ano da criação dqa Academia, em 1980, já desenvolvia sua vida profissional em São José dos Campos, sempre dedicada à Educação e à Poesia, como uma modo de existência e de resistência.

"Recebo este convite como um fechamento de um ciclo e a abertura de novas oportunidades. Estou às vésperas de minha aposentadoria. Ofereço esta honra de participar da Academia Joseense de Letras a todos meus colegas professores que dedicam aa suas vidas à causa da Educação. Participo desta Academia levando comigo os poetas de Paraisópiolis, não como representante deles, mas como admirador, levo a poesia do sangue de meus familiares que tanto amam a leitura, a escrita, os estudos, o conhecimento e, sobretudo, a vida.

Sem demagogia, dedico esta honra de participar da Academia Joseense de Letras às crianças e jovens do Brasil, que por falta de oportunidade, são condenados à marginalidade e ao não desenvolvimento de suas capacidades e talentos.

Sobretudo, ofereço esta honraria à minha esposa Sueli pela convivência de mais de trinta anos juntos e de aceitar construir nossas vidas entre livros, jornais, revistas e, ainda passar estes hábitos e gostos para nossos filhos.

Sinceramente, recebo este convite não como um prêmio, mas como um compromisso de dedicar ainda mais minha vida no desenvolvimento desta capacidade de ler, escrever e comunicar com as pessoas através da palavra.

Aproveito esta oportunidade para convidar todos os meus amigos e familiares para esta importante cerimônia que acontecerá no dia 25 de outubro, no Cine Santana, Avenida Rui Barbosa, bairro de Santana, em São José dos Campos, às 20 horas".

(matéria publicada no Jornal TEM, em Paraisópolis, 08 a 15 de outubro de 2010).

2 comentários:

  1. BRAGA, ESPERO QUE TANTO A ACADEMIA COMO A REFORMULAÇÃO DA SEMANA CASSIANO RICARDO CONSOLIDEM O ESPAÇO QUE VOCÊS DA LITERATURA LOCAL MERECEM. CONTO COM VOCÊ TAMBÉM NOS EVENTOS DA NOSSA SEMANA, QUE SERÁ ABERTA COM A POSSE DOS NOVOS ACADEMICOS. GRANDE ABRAÇO, JÚLIO OTTOBONI

    ResponderExcluir
  2. Grande Braga, justa homenagem meu caro, parabéns com sabor de poema e pássaros!!!

    Até breve!

    ResponderExcluir